quarta-feira, 18 de maio de 2011

Abuso sexual de crianças: É em casa que acontecem grande parte da violência sexual. Poucos casos são denunciados



Neste dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, para muitos pequenos, o pesadelo acontece dentro da própria casa. Pesquisas e estudos mostram que não importa a classe social, a raça ou o nível de escolaridade. É dentro de casa que acontece grande parte da violência sexual, geralmente, provocada por pessoas do sexo masculino, como pai, padrasto, tio, parentes ou amigos da família, tendo como alvo preferencial as meninas.


Desde leves carícias pelo corpo até o ato sexual em si, há quem se aproveite da ingenuidade das crianças para realizar fantasias sexuais, sem se importar com as conseqüências que isso pode trazer a eles. A realidade mostra que o abusador geralmente é uma pessoa comum, agradável, simpática e discreta, com pinta de bom pai de família. É dentro do círculo familiar que acontecem a maioria dos abusos, o que torna a denúncia ainda mais difícil. Infelizmente, como o abuso ocorre em segredo, nem sempre se descobre o que está havendo e, como pouca gente tem coragem de denunciar, alguns abusadores continuam agindo, certos de sua impunidade. De acordo com a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência - Abrapia, somente cerca de 10% a 20% dos casos de abuso contra crianças e adolescentes são registrados.


O modo de ação do abusador, muitas vezes, passa despercebido pelos parentes da vítima. Isso acontece porque nem sempre a criança é violentada, apresentando marcas de relações sexuais ou espancada. A agressão física acontece, mas a maioria dos abusadores prefere agir sutilmente. Eles podem apenas alisar ou beijar a criança, passar as mãos por seu corpo e pelos órgãos sexuais, como se fosse apenas carinho ou, simplesmente, nem tocar nelas. Alguns preferem mostrar filmes de vídeo e revistas pornográficas para a criança, para "ensinar" como se faz sexo, enquanto outros preferem observá-la enquanto toma banho ou troca de roupa. E ainda existe uma outra artimanha: para convencê-la a ser tocada ou a participar de uma relação sexual, muitos apelam para a sedução por meio de elogios, dinheiro ou presentinhos.


As causas do abuso variam. Segundo estudos sobre o tema, o molestador costuma considerar o abuso uma coisa normal, pois pensa que está dando à criança a oportunidade de experimentar o sexo. Para conseguirem o que querem, precisam também convencer a criança de alguma maneira. Uma delas é dizendo que a "brincadeirinha" ou a relação sexual é um "segredo" entre eles, que não deve ser revelado a ninguém. Em seguida, partem para a chantagem, com ameaças. Grande parte das vezes, a criança ouve coisas como "se a mamãe souber do nosso segredo, ela vai ficar muito brava e abandonar você" ou "se você contar para alguém o que nós fazemos, vai apanhar bastante". Confusa e sem saber direito o que está acontecendo, a criança aceita. Tanto por medo das conseqüências quanto por achar que não será mais amada pelo abusador - que, como foi dito, geralmente é um parente muito querido.


Nem sempre os abusadores são pedófilos de plantão. "Existe o abusador situacional, que é aquele que comete o ato impulsivamente, motivado por algum problema psicológico, como fragilidade, autoestima baixa e sentimento de menos-valia. Esses abusam esporadicamente, apenas diante de uma situação como essa. Já o abusador fixado, ou pedófilo, tem as crianças como objeto de desejo sexual. Usa-as para obter satisfação, não só sexual, mas de poder, de controle. É uma pessoa que tem imaturidade no desenvolvimento sexual. A pedofilia é uma doença, a pessoa não tem controle sobre seu desejo e não consegue evitar o abuso", explica a psicóloga e terapeuta de família Vânia Izzo de Abreu, da Abrapia.

Para a psicóloga Mônica Freitas, da Aliança de Psicologia Hospitalar, do Rio de Janeiro, quem abusa sexualmente de alguém tem como característica principal o desejo de transgressão. "São indivíduos que não possuem limites e nenhum significado de moral e respeito. Abusadores são doentes que necessitam de tratamento", define.


Crianças confusas

Segundo Vânia, apesar do trauma de ter sido abusada, cada criança reage ao fato de maneira diversa: "Cada caso é um caso. Ela pode ter um comportamento sexualizado precoce, masturbação compulsiva, não se sentir querida ou amada, achar que não pertence ao grupo infantil e isolar-se dos amiguinhos, sentir-se suja ou não apropriada. Pode, inclusive, sentir prazer e até vontade de continuar o abuso, para sentir mais proximidade, carinho ou atenção do abusador. São vários os lados da questão: há crianças que gostam, outras que sofrem. Mas nenhuma delas entende realmente o que está acontecendo".


Algumas crianças, inclusive, continuam gostando do abusador, pois têm uma relação de parentesco com ele. Outras desenvolvem uma fobia muito grande de se aproximar dele e começam a apresentar reações físicas, como dor no corpo ou dor de barriga. Podem até pensar em suicídio, pois o trauma é muito forte. Até mesmo a maneira como a família reage diante da descoberta do abuso influi em seu comportamento. As marcas psicológicas perduram pelo resto da vida. "As conseqüências emocionais para a criança ou adolescente são bastante graves, tornando-as deprimidas, inseguras, com problemas sexuais ou de relacionamentos íntimos", afirma Mônica.

Como a maior parte dos casos não apresenta marcas nos órgãos sexuais, geralmente os exames de corpo de delito não detectam o abuso. Então, a melhor forma de descobrir como ele aconteceu é entrevistar todas as pessoas envolvidas: a criança, a família e o próprio abusador. A própria Abrapia tem um programa, o Sentinela, que avalia a criança/adolescente e a família, com o auxílio de profissionais capacitados. Segundo Vânia, não é nada fácil convencer a criança a falar. "É um trabalho que precisa ser feito com cuidado. É preciso ganhar a confiança da vítima para conseguir que ela conte o que ocorreu. Muitas preferem contar o abuso através de desenhos ou da representação do ato com bonecos que possuem a genitália e os orifícios aparentes", diz. Entretanto, há casos de abuso que nunca vêm à tona. Com isso, levam para a vida adulta problemas como frigidez, dificuldades de relacionamento afetivo ou necessidade de se aproximar sexualmente das pessoas para obter algum tipo de atenção.

Em família, o caso fica bem mais complicado. Há mães que sabem o que está acontecendo, mas não sabem o que fazer. Segundo Vânia, há as que acreditam na criança e procuram ajuda, inclusive se separando do abusador. E ainda existem as que não conseguem acreditar. "Elas acham que aquilo não é verdadeiro, pois a situação bate de frente com as suas questões de sexualidade", diz a psicóloga. Já as que nunca desconfiaram de nada, ao descobrirem o abuso, se sentem culpadas por não terem protegido a criança.

A recomendação é acreditar na versão da criança. "Se ela relata isso para alguém, a pessoa tem de acreditar nela e encaminhá-la ao Conselho Tutelar. Cada criança tem uma forma própria de revelar o abuso, mas é necessário acreditar nela. E, se for uma situação que lesionou órgãos sexuais, o melhor é levá-la a um hospital", recomenda Vânia Abreu.


Como agir

Mas o que fazer quando se descobre um caso de abuso sexual dentro da família? O primeiro passo é procurar pessoas especializadas no assunto - como psicólogos, psiquiatras e instituições de apoio à criança e ao adolescente. São pessoas capacitadas para lidar com o problema e que podem orientar a família a gerenciar melhor a situação. Outro passo importante é notificar o Conselho Tutelar da localidade, um hospital ou um posto de saúde, para buscar assistência à criança. "É preciso denunciar, pois o abuso sexual é crime. A criança ou o adolescente não é responsável pela violência que sofreu. Existe toda uma parte jurídica envolvida, devido à violação da criança e à responsabilidade penal do abusador. A família deve protegê-la e tirá-la das mãos de quem a abusou. Quanto mais cedo isso for feito, melhor", afirma Vânia. Mônica concorda. "É importante que se afaste a criança do local para sua própria proteção e que se busque, o mais rápido possível, a ajuda de um profissional especializado, para que este faça o encaminhamento da situação da melhor forma possível", recomenda.

por Anna Mocellin
http://msn.bolsademulher.com/familia/abuso-sexual-de-criancas-105748-2.html

terça-feira, 17 de maio de 2011

MOBILIZAÇÃO ONLINE

18 de Maio: Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Se você ama nossas Crianças e Adolescentes e reconhece que é dever de todos protegê-las do Abuso e Exploração Sexual ABRACE ESSA CORRENTE - FAÇA BONITO: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes

Olá visitantes e parceiros, hoje gostaria de convidá-los para ingressar em uma corrente de mobilização via internet, através de redes de relacionamento, sites, blogs, entre outros veículos de entretenimento, informação e comunicação online. O objetivo da Campanha é pedir a todos para alterarem suas imagens de perfil de 16 a 18 de maio de 2011 para a logo da campanha municipal de 18 de Maio, que será mais uma atividade de mobilização realizada pela Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF 2009-2012, CRAS, PETI, PROJOVEM,COMDICA,CT e Prefeitura Municipal de Olho D'Água do Borges, com sua colaboração tentaremos levar essa mensagem de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ao maior número de pessoas possíveis durante esses três dias. Assim, estaremos contribuindo para demonstrar ao nosso Município, ao nosso Estado e ao Mundo inteiro, que nos importamos com a qualidade de vida e bem estar emocional e social das nossas Crianças e Adolescentes. Este texto poderá ser usado para sensibilizar as pessoas a participarem da CORRENTE FAÇA BONITO: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

DE 16 A 18 DE MAIO ESTÁ SERÁ SUA IMAGEM DE PERFIL DE SUAS REDES DE RELACIONAMENTO, DA PÁGINA DE SEU BLOG, SEU SITE E QUALQUER VEÍCULO DE UTILIZAÇÃO ONLINE.
PORQUE VOCÊ VAI FAZER PARTE DESSA LUTA.


Gostaríamos de receber e-mail contendo a informação de quantas pessoas vc mobilizou para entrarem na corrente.

criancaeadolesccentesodb@hotmail.com

Adicione este endereço como msn e faça parte da Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF Edição 2009-2012 como parceiro da Campanha Pró-Selo UNICEF.

OBRIGADA!

As Crianças e Adolescentes do Nosso Município e do Mundo Inteiro Agradecem.

DO BLOG: www.odbacontecendo.blogspot.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

As águas que saram a alma






Há uma saída deste vale! Se você não está encontrando-a, renda-se ao controle do Bom Pastor, e “os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda” (Is 30.21).



Confie no Senhor, porque DEUS vem para te salvar. Seu cajado de amor pode guiar-lhe às fontes da abundância. “As minhas ovelhas reconhecem a minha voz e me seguem”, disse Jesus (Jo 10.27).



Vamos nos alegrar pelas bênçãos recebidas diariamente, mas, acima de tudo, por Sua presença bendita junto de nós. Tal qual Davi, confesse: “Não temerei mal algum, porque Tu estás comigo” (Sl 23.4).



“Vinde às águas!” Não resista a este amor incondicional. Curve-se diante de DEUS e você beberá das águas tranqüilas que procedem do Seu santo trono. O profeta Ezequiel viu estas águas e mergulhou o seu coração no oceano divino. A cada passo que dava, ele experimentava da profundidade do amor de DEUS e unção. Não tenha medo de se envolver neste manto.



Em Deus repousa o controle absoluto de tudo o que existe e é a partir de Seu Trono que Ele governa todas as coisas, pela Palavra de Seu poder. DEUSe está conduzindo os seus pés para os campos verdejantes, para que você encontre a paz tão desejada.



Abra a sua boca e peça ao Senhor a orientação necessária.

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos” (Sl 32.8). Ele é a nossa Fonte de provisão e cura. O fruto da vida está ao seu alcance. Aproprie-se Dele pela fé. Dê um mergulho profundo no Espírito Santo e você desfrutará da plenitude de Sua paz.


Igreja Virtual Servos de Deus

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mantenha o seu coração e os seus olhos espirituais abertos!

Abro o meu coração e me rendo aos teus pés, Jesus”. A letra deste cântico deveria ser a nossa oração, todas as manhãs, enquanto recolhemos o maná de DEUS que está nas nossas portas.


Na maioria das vezes, somos impedidos de ver e viver aquilo que DEUS está realizando, milagrosamente em nossas vidas, porque permitimos que os sofrimentos e as lutas endureçam os nossos corações e ceguem a nossa visão espiritual.


Mantenha o seu coração e os seus olhos espirituais abertos! Só assim você poderá usufruir de tudo aquilo que o Senhor está oferecendo a você neste dias da colheita.


Quando Jesus disse “erguei os olhos e vede os campos que estão brancos para a ceifa”, Ele estava nos desafiando a ver a vida na ótica divina ou na perspectiva de DEUS. Uma visão distorcida das circunstâncias pode roubar completamente a paz do coração e deter os passos de alguém que esteja caminhando em triunfo.


Renda-se a verdade de DEUS. “Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos” (Sl.19.8). O mais fraco dos soldados do inimigo pode se tornar o mais temível de todos eles se o ignorarmos. O menor de todos os problemas pode se tornar um fardo intransponível se nossos os olhos estiverem fechados para as verdades de Deus.


Creia no que DEUS disse e mantenha os olhos Nele. Quando a situação se tornar difícil demais, lembre-se que o segredo não se esforçar, mas render-se.


Prostrado você é maior.

Caia aos pés de Jesus e permaneça em oração, aguardando o cumprimento de cada uma de Suas promessas.

Não se deixe abater pelos fatos, porque eles são passageiros.


A candeia do corpo são os olhos, e se eles forem bons o seu coração será iluminado (Mt 6.22).

Culto das Crianças da Igreja de CRISTO ODB





















Trabalho especial com as crianças da igreja de cristo.
Igreja lotada, esteve nos visitando as crianças da cidade de Umarizal-RN,Junto do seu pastor Jesislau Rocha..
Confira algumas fotos. Em breve postaremos mais..valeu

terça-feira, 3 de maio de 2011

O Senhor está conosco



O Senhor dos Exércitos está conosco!


DEUS é o nosso escudo e a nossa proteção. Em uma das mãos, DEUS segura a cetro da Sua justiça, e na outra, a espada que será usada contra todos os nossos inimigos. Ela já está desembainhada para a guerra, por isso, não há nada a temer! O salmista declarou: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. É provável que este salmo tenha sido composto quando Jerusalém estava sitiada pelos exércitos de Senaqueribe (2Re 18), mas o tema é, sem dúvida alguma, a segurança do povo de Deus.


O inimigo se levantou fazendo ameaças de destruição, mas Deus o fez voltar pelo mesmo caminhou por onde veio, completamente derrotado. É interessante observarmos que Jerusalém era a única entre as grandes cidades que não possuíam um rio; mas Deus estava disposto a ser para ela uma fonte de vida e muito mais.


Nossas deficiências são apenas espaços ou oportunidades para a Onipotência se manifestar. Portanto, deixe-O agir em seu favor.

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. DEUS está no meio dela; não se abalará. DEUS a ajudará, já ao romper da manhã” (sL 46:4,5).


Creia que a tristeza fugirá de sua vida e DEUS o coroará com gozo e alegria. Porque “Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Sl 46:9-11).


Aquiete o seu coração e confie na providência divina!

As lutas e provações destes dias nada mais são do que a poda dos galhos secos em preparação à primavera.