O ginásio 20 de Setembro em construção - Hoje a prefeitura.
Fonte de água - Lugar situado na primeira ponte de saída para Umarizal.
Ginásio 20 de Setembro - hoje é a prefeitura
No século XVIII tomou posse em uma data de terra no Riacho da Pedra Branca um cidadão Português cujo nome era Joaquim Borges da Siqueira, o qual organizou uma fazenda no centro da data que tomara posse. A fazenda em virtude de ter sido encravada nas proximidades de um olho d'água, lugar onde sempre teve água permanente, recebeu o nome de Fazenda Olho D'água; mas nas datas vizinhas também havia outros Olhos D'água, então o povo organizou e cognominou esta fazenda que pertencia a data da Pedra Branca; de Fazenda Olho D'água do Borges, em virtude de esta pertencer a Joaquim Borges, a fim de que se tornasse mais fácil sua identificação.
Este velho português Joaquim Borges de Siqueira, se desfez da Fazenda deslocando-se para Fortaleza-CE.
O Sr. Joaquim Borges, vendeu a propriedade ao tenete João Francisco Lopes, e seu irmão Joaquim Manoel de Barros, no fim de 1.700.
Os herdeiros dos respectivos proprietários, com a ajuda de outros moradores vizinhos, sentiram a necessidade de professar sua religião e procuraram imediatamente construir uma capela a qual deram como Padroeira N. S. da Conceição, ainda hoje existente numa nova igreja edificada pelos moradores subsequentes.
Por volta de 1929, ordenava o referido local o senhor Felinto da Silveira Barros, que recebendo um convite do Padre do Conto do Lima em Patu, ambos se prestaram de acordo a criar uma capela em frente a casa da Fazenda, como também criar uma pequena feira para os moradores vizinhos.
No dia 20 de setembro de 1929, houve a missa solene, celebrada pelo Padre Francisco Sohl, e inaugurada a primeira feira de Olho D'água do Borges, dando origem ao nome desta recente cidade de Olho D'água do Borges, em 30 de outubro de 1938 foi elevada a categoria de vila.
Em 1953 a vila de Almino Afonso foi elevada a categoria de cidade e olho D'água do Borges, ficou sobre o dominio daquele município e pertencendo a mesma comarca e paróquia de Patu.
Olho D'água do Borges, foi elevada a categoria de cidade pela lei nº2.998, de 17 de dezembro de 1963, ficando ainda pertencendo à comarca e paróquia de Patu.
Em 1971, foi transferido para a comarca de Umarizal.
Olho D'água do Borges, limita-se ao norte com o município de Caraúbas; ao sul, com o município de Rafael Godeiro, que também foi desmembrado do de Almino Afonso; ao nascente, com o município de Patu e ao poente com o município de Umarizal.
Fonte: Revista Roteiros de Patu - Em entrevista com a prefeitura municipal na vigência do prefeito Antônio Carlos de Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEUS Seja Louvado ...!